As 10 melhores praias do Brasil segundo viajantes
Confira quais são as 10 melhores praias do Brasil de acordo com a opinião dos viajantes no TripAdvisor
Publicado em
28 de dez. de 2022
por
Viajar para destinos de praia no Brasil é um desafio aos turistas não pela pequena quantidade de lindas praias ofertadas pelo nosso país, mas pelo fato de que são tantas belas praias que o ato de escolher torna-se uma missão por vezes angustiante.
Para lhe ajudar a selecionar a sua próxima viagem de praia no Brasil, recorremos aquelas que são as melhores avaliadas por milhares de turistas no TripAdvisor, segue a lista.
1. Praia de Copacabana
A Praia de Copacabana é uma praia localizada no bairro de Copacabana, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. É considerada uma das praias mais famosas do mundo. Limitada pela Avenida Atlântica, Copacabana é sede de eventos de grande porte, como campeonatos mundiais de futebol de areia, campeonatos mundiais de vôlei, shows, dentre outros eventos.
O reveillon de Copacabana reúne grande público e conta com ampla queima de fogos de artifício, motivo porque é considerado um dos maiores do mundo.
Em razão da projeção internacional como cartão-postal e destino turístico, recebeu, no decorrer dos anos, a alcunha de "princesinha do mar".
2. Praia de Ipanema
A Praia de Ipanema tem 2,6 km de extensão e fica perto do bairro do Leblon que é um complemento dela. Uma das praias mais famosas da cidade, perde em popularidade apenas para a Praia de Copacabana, onde é realizado todos os anos o reveillon da cidade. Ipanema inspirou o compositor Vinícius de Moraes quando lançou a canção "Garota de Ipanema", da qual Tom Jobim foi responsável pela melodia.
Além de ser um ponto de encontro tradicional para moradores e turistas, a praia é utilizada para a prática de diversos esportes. Entre as atividades favoritas estão o skiboard surf, frescobol, vôlei, futebol, futevôlei. Os principais campeonatos de vôlei de praia são transmitidos para todo o Brasil. A praia também é palco de shows ao ar livre, que acontecem à noite perto do canal que divide o bairro do Leblon. Vão desde concertos de música clássica a apresentações de artistas consagrados. Em 2008, por exemplo, o concerto Bossa Nova 50 Anos contou com a participação dos maiores nomes do gênero musical, historicamente ligado ao bairro.
Além de ser um ponto de encontro tradicional para moradores e turistas, a praia é utilizada para a prática de diversos esportes. Entre as atividades favoritas estão o skiboard surf, frescobol, vôlei, futebol, futevôlei. Os principais campeonatos de vôlei de praia são transmitidos para todo o Brasil. A praia também é palco de shows ao ar livre, que acontecem à noite perto do canal que divide o bairro do Leblon. Vão desde concertos de música clássica a apresentações de artistas consagrados. Em 2008, por exemplo, o concerto Bossa Nova 50 Anos contou com a participação dos maiores nomes do gênero musical, historicamente ligado ao bairro. Esse costume de aplaudir o pôr-do-sol foi consagrado pelo publicitário Roberto Duailibi, numa propaganda para televisão de protetor solar.
3. Baía do Sancho
Baía do Sancho é uma baía de águas claras localizada a oeste do Morro Dois Irmãos e a leste da Baía dos Golfinhos, no arquipélago de Fernando de Noronha, no estado de Pernambuco, Brasil. O local abriga uma praia de mesmo nome. Na porção central da baía são encontradas lajes rochosas que abrigam uma diversificada fauna e flora marinha.
A praia é isolada, coberta por vegetação nativa e limitada por uma alta falésia, onde pássaros constroem seus ninhos. Tem areia branca e mar verde-esmeralda. A baía permite a parada de embarcações para banho, sem causar danos aos corais: uma das poucas na Ilha em que isso é possível. De fevereiro a junho, duas cachoeiras se formam a partir da água da chuva e jorram de cima de um precipício. Na época da desova das tartarugas marinhas (janeiro a junho), a visita é proibida no horário entre as 18h e as 6h.
Depois da entrada da EcoNoronha, empresa que administra o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, os horários de visitação estão mais controlados. Existem horários definidos para decida e subida da escadaria, único acesso à praia.
4. Praia do Arpoador
Arpoador é uma praia e uma formação rochosa, ambas situadas no bairro de Ipanema, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se entre as praias do Diabo e de Ipanema. Apresenta espaço restrito, por se tratar de uma praia pequena, com cerca de 500 metros de comprimento. A praia do Arpoador é conhecida como a praia dos surfistas, uma vez que conta com muitas ondas grandes, propícias à prática desse esporte.
5. Praia de Muro Alto
Praia de Muro Alto é uma praia localizada no município de Ipojuca, litoral sul do estado brasileiro de Pernambuco. Dista 54 km do Recife, e está situada entre a praia de Porto de Galinhas e o Complexo Industrial Portuário de Suape. É conhecida por abrigar um grande complexo de resorts hoteleiros e residenciais que ocupam todo seu litoral. A Praia de Muro Alto tem cerca de 3 km de extensão e é formada por um extenso arrecife que cria uma imensa piscina natural com águas calmas, mornas e transparentes.
6. Praia dos Carneiros
A Praia dos Carneiros é uma praia localizada no município de Tamandaré, no estado brasileiro de Pernambuco. É considerada uma das praias mais bonitas do Brasil.
Caracterizada por altos coqueiros, areias claras e finas e águas calmas e quentes praticamente durante todo o ano, tem sua paisagem moldada pelo estuário (foz) do rio Formoso e por uma grande barreira de recifes que forma piscinas naturais na maré baixa. Nos dias de chuva a vazão do rio aumenta e as águas dentro do estuário sofrem variação de cor e temperatura, mas em dias ensolarados a água do mar predomina na zona estuarina. O mar calmo favorece a prática de esportes náuticos. Está situada a 113 km da capital pernambucana, Recife, e a 90 km de seu aeroporto.
Uma das principais atrações do lugar é a Capela de São Benedito, pequena igreja do século XVIII considerada cartão-postal, onde ocorrem cerimônias de casamento e batizado. Outra importante atração da região é a Ilha de Santo Aleixo, localizada no município vizinho de Sirinhaém, a meio do trajeto de barco entre Carneiros e Porto de Galinhas. O Forte de Santo Inácio de Loyola e o farol ficam a cerca de oito quilômetros, na Praia de Tamandaré. Nas proximidades da Praia dos Carneiros está situada Maragogi, já no litoral alagoano, na divisa com Pernambuco. Existem passeios deslumbrantes que podem ser feitos na Praia dos Carneiros, como visitar os bancos de areia, visitar a área do banho de lama e conhecer as piscinas naturais da região.
O acesso por terra a Carneiros fica em uma propriedade particular, onde há grandes restaurantes que cobram taxa de consumação mínima. Também é possível acessá-la por barco ou caminhando cerca de sete quilômetros na areia a partir da Praia de Tamandaré. Há dias ensolarados em todos os meses do ano, mas os meses de abril, maio, junho e julho são os mais chuvosos no litoral de Pernambuco, sendo junho o mês com os maiores índices pluviométricos. A melhor época vai de setembro a fevereiro, e os meses com mais dias de sol são outubro, novembro e dezembro.
7. Praia de Ponta Negra
A Praia de Ponta Negra é uma praia localizada no bairro de mesmo nome em Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte. É a praia da cidade mais visitada pelos turistas, onde se localiza o Morro do Careca, o ponto turístico mais famoso de Natal. Ao longo da orla, existem várias pedras de coloração escura que deram o nome à praia e, consequentemente, ao bairro.
A praia foi frequentada por norte-americanos na Segunda Guerra Mundial, durante a construção da Base Aérea de Natal, que hoje fica em Parnamirim, e se tornou um ponto de veraneio. Consolidou-se como a praia mais turística de Natal a partir dos anos 80/90, quando o bairro atraiu investimentos e viveu um intenso crescimento imobiliário. No início do anos 2000, a Prefeitura de Natal construiu o calçadão de Ponta Negra, com cerca de quatro quilômetros, substituindo as tradicionais barracas de praia pelos quiosques.
À beira-mar está a Rua Erivan França, que concentra vários bares, restaurantes e hotéis e onde tem início o calçadão. Caminhando em direção ao norte, a rua se bifurca e passa se chamar Rua Tívoli, subindo uma íngreme colina em direção à Avenida Engenheiro Roberto Freire e o calçadão prossegue por mais dois quilômetros, frequentados por praticantes de caminhadas. Nesse trecho, existe absoluta predominância de pousadas, ocasionalmente entremeadas por barracas.
8. Praia do Futuro
A Praia do Futuro é uma praia e também bairro na área leste de Fortaleza, capital do estado do Ceará.
É considerada uma das mais conhecidas praias do Nordeste. Com aproximadamente 8 km de extensão, possui um corredor de "barracas" (restaurantes com comida típica e frutos do mar), feitas normalmente de palha de carnaúba, onde são servidos uma variedade de pratos típicos. A praia tem muito movimento nos dias de quinta-feira a noite, dia da tradicional caranguejada, prato típico.
9. Prainhas do Pontal do Atalaia
Também conhecida como "Prainhas", as praias do Pontal do Atalaia são divididas em duas e separadas por rochas (na maré alta, vira um só).
Para chegar às águas calmas, transparentes e perfeitas para banhos, é preciso encarar uma escadaria de madeira de 255 degraus, que sai do morro do Atalaia.
A vista é encantadora, descortinando a Ilha do Farol. Por conta dos costões e das águas transparentes, é perfeita para mergulho, sendo ponto de parada dos passeios de barco.
Na alta temporada, uma ótima alternativa para fugir do engarrafamento (a praia fica a 4km do Centro), é embarcando nas traineiras que fazem serviço de barco-táxi. Elas partem do píer da praia dos Anjos e fazem o trajeto Praia dos Anjos x Prainhas do Atalaia.
Fonte: Férias Brasil
10. Baía dos Golfinhos
A baía dos Golfinhos é uma baía de Fernando de Noronha, arquipélago do estado brasileiro de Pernambuco. Recebe este nome pela alta aparição de golfinhos rotadores.
O projeto Golfinho Rotador faz um trabalho excelente em Fernando de Noronha, monitorando os golfinhos todos os dias. O estudo realizado é de extrema importância para entendimento da espécie e trás também um chamariz a mais para sua visitação.
Apesar de ser proibido o mergulho ou a interação proposital com os Golfinhos, é possível visitar o mirante da Baia dos Golfinhos. Ali o visitante terá uma breve palestra do Projeto Golfinho Rotador e poderá utilizar binóculos para conseguir localiza-los.
Fonte Lista: TripAdvisor
Fonte descrições: Wikipedia